Os 4 Problemas mais Comuns em Aquecedores a Gás

Menu de Atalho

1. Aquecedores a gás desligam no meio do banho.

1.1 – Não exibe código de erro!

Esse é o problema mais comum e talvez o mais desagradável. Ninguém merece receber aquela água fria no meio do banho, não é mesmo?

Não se trata de um defeito no aquecedor em si e sim com a hidráulica. Na verdade, um desequilíbrio hidráulico.

Causa: Desequilíbrio hidráulico – a água fica frio ou morna. Temperatura desconfortável.

Em alguns casos o aquecedor não chega a desligar durante o banho. A temperatura fica variando bastante, com ondas de água morna ou fria, tornando o banho bastante desconfortável.

Como dito anteriormente, a causa é um desequilíbrio hidráulico. O que acontece é o seguinte: a água fria, que naturalmente possui uma pressão maior que a água quente, acaba dominando o encanamento e bloqueando a passagem da água quente que vem do aquecedor.

Como o aquecedor a gás aciona somente com a passagem da água (por isso seu nome oficial é aquecedor de passagem) ele entende que o registro foi fechado e desliga.

 Nos casos, onde ao invés de desligar completamente a temperatura fica oscilando. A única diferença é que a água fria não bloqueou completamente a passagem da água quente. Ora passa mais água quente, ora menos. Isso causa aquela variação repentina no banho.

1.2 – Como tentar corrigir?

É bem comum as pessoas configurarem seu aquecedor a gás com uma temperatura mais alta que a confortável (e as vezes, muito alta mesmo, algo em torno de 50, 60 graus) e depois regulam a temperatura mais confortável do banho abrindo o registro de água fria para misturar.

Essa não é a melhor forma de utilizar o aquecedor. Quanto maior a temperatura configurada no aquecedor, mais água fria será necessário para esfriá-la. Então o aquecedor está trabalhando para esquentar a água para você esfriar no banho (gasto excessivo de gás)

O ideal é regular no próprio aquecedor uma temperatura confortável pro seu banho, assim você não vai precisar misturar água fria, em especial no caso dos aquecedores digitais que possuem uma placa eletrônica onde é possível configurar a temperatura exata.

É bem comum que cada morador da residência prefira seu banho com uma temperatura diferente. Nesses casos, pra você não ter que ficar mexendo no aquecedor a cada banho, deixe a temperatura apenas 1 ou 2 graus acima da ideal. Assim misture apenas um pouco de água fria e cada pessoa atingirá a temperatura de preferência sem causar esse desequilíbrio hidráulico que tanto citamos.

Isso costuma ocorrer em especial com os aquecedores mecânicos, que são mais trabalhosos (chatos) de regular a temperatura. Sempre que possível procure usar pouca mistura de água fria. Além de evitar problemas você vai economizar na conta de gás e água.

1.3 – Se Você não mistura água fria e mesmo assim isso ocorre;

Outra situação bastante comum que também causa o desequilíbrio hidráulico que faz seu aquecedor desligar é se O REGISTRO (não o gatilho da ponta) da ducha higiênica (aquele chuveirinho que fica do lado do vaso sanitário, o maior vilão!!!) estiver aberto.

Causa: Desequilíbrio hidráulico – Registro aberto

A maioria das pessoas não costuma fechar o registro em si, apenas deixa o gatilho fechado. Não vai sair água, mas como o registro está aberto a água fria (que compartilha a mesma tubulação) impedirá a água quente de passar do mesmo jeito, pois a pressão da água fria é maior.

Isso também pode ocorrer com registros gerais abertos de banheiros desativados. Talvez você tenha aquele banheiro de empregada que ninguém usa. Em ambos os casos é só manter o registro fechado.

Então Você verificar se todos os registros estão fechados. Assim você economiza na visita técnica onde o profissional vai até o local só pra fechar o registro. Acredite, isso acontece muito.

2. Aquecedor a gás não liga – Falha de Falta de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer falta de gás:

Código 11;

Código E1;

Código E2;

Talvez você não acredite, mas falta de gás também é um problema bem comum. Como você já deve ter notado esse é mais um daqueles problemas que não é do aquecedor em si.

Causa: Registro de gás fechado

Na maioria das vezes se resume a um simples registro fechado, mas suas causas podem variar. Às vezes é só um problema de fornecimento da empresa de gás (uma manutenção na rede) ou pode ser uma falha na estrutura do prédio, com o registro geral fechado. Em alguns casos pode ser só ar dentro do sistema que acionando e desligando algumas vezes seu aquecedor pode resolver.

Caso seu aquecedor apresente o código 11, E1 ou E2 comece verificando o registro de gás do próprio aquecedor, depois verifique o registro geral do apartamento/casa (se tiver). Se os dois estiverem abertos é hora de checar os registros do prédio, entre em contato com seu zelador para saber se teve alguma manutenção.

Um jeito prático e descomplicado de verificar se o gás tá chegando na sua residência é tentar ligar seu fogão.

Fique atento para o fato que não é incomum as empresas fornecedoras de gás selarem os registros individuais de gás de apartamentos novos ou que ficaram algum tempo parados, sem moradores.

Nesse caso é só entrar em contato com a empresa para reabertura do registro.

3 - Aquecedor desliga depois de um tempo: Insuficiência de Gás

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer insuficiência de gás:

Código 12;

Código E1;

Código E2;

É um problema similar ao anterior, a diferença é que nesse caso o gás chega até o aquecedor, em uma quantidade inferior ao necessário para seu funcionamento.

Causa: O Fornecimento do gás limitado.

Nas versões GLP (gás de botijão) acontece quando o gás está no final ou se o medidor de gás instalado não estiver bem dimensionado. Se o botijão de gás estiver cheio então é certeza que o problema está no dimensionamento dos registros e medidores.

Se for o seu caso entre em contato com profissionais qualificados para fazer o redimensionamento correto da sua casa.

Em aquecedores GN (gás natural) o problema pode ser com a baixa pressão do gás. Nesses casos somente a empresa fornecedora de gás pode te ajudar. Verifique quais são as empresas responsáveis pela sua região e entre em contato.

4. Aquecedor aciona e desliga: Problema na Rotação da Ventoinha.

Abaixo os códigos que aparecem no painel do seu aquecedor digital quando ocorrer problemas de rotação de ventoinha.

Código 90;

Código E8;

Esse problema ocorre quando a ventoinha, responsável pela expulsão do monóxido de carbono, começa a ter mais esforço para girar, perdendo eficiência. Assim, o monóxido que não é expulso acaba se acumulando no aquecedor e causa um superaquecimento. Por segurança o aquecedor desliga.

Causa: falha na ventoinha que gera acúmulo de monóxido de carbono.

A origem mais comum dessa falha é a sujeira, que se acumula na ventoinha e dificulta sua rotação. Dependendo do tempo do aquecedor e a intensidade com que é usado pode ocorrer também pelo desgaste natural da peça.

No primeiro caso somente a manutenção preventiva elimina o problema, já no segundo é necessária a substituição do componente. Independentemente da situação é importante contratar apenas empresas autorizadas para realizar a manutenção do seu aquecedor a gás.

Vale ressaltar uma curiosidade sobre essa dificuldade com a ventoinha: É mais comum ocorrer durante o inverno. As temperaturas estão mais baixas e o aquecedor tem que se esforçar muito mais pra entregar a temperatura desejada (que no frio já costuma ser um pouco mais alta).

Agora uma dica se você tiver uma secadora de roupa no mesmo ambiente que o aquecedor a gás.

Causa: Películas de roupas

A secadora solta muita das películas da roupa. Essas películas por sua vez invadem o aquecedor causando o problema que descrevemos acima. Uma maneira bastante simples de resolver essa dificuldade é instalar um filtro na secadora. Esse filtro pode ser feito com uma meia-calça e uma braçadeira.

Simples, barato e evita muita dor de cabeça.

5 - Outros códigos relacionados a problemas com a ventoinha.

Código 61;

Código 99;

        Na grande maioria desses casos é necessário a visita de um técnico para avaliar melhor seu aparelho.

        Pois vai exigir uma limpeza mais profunda em seu aquecedor ou a substituição da ventoinha ou até mesmo a placa de controle.

6 - Aquecedores a Gás são Equipamentos Confiáveis.

Como você deve ter notado lendo a lista acima a maioria dos problemas não são do equipamento em si. E uma boa parte deles é causado pelo acúmulo natural de sujeira.

Isso demonstra que os aquecedores a gás, em especial as versões digitais que são as mais atuais e sofisticadas, possuem uma durabilidade muito alta. E um baixo índice de manutenção, se forem usadas de maneira correta.

Caso você tenha tentado alguma solução demonstrada acima e mesmo assim seu equipamento continue apresentando problemas de funcionamento é indicado que você entre em contato com uma empresa autorizada pelo fabricante do seu aquecedor. Não tente limpa-lo ou substituir peças por conta própria. Além de sacrificar sua garantia de fábrica você pode estar colocando a sua saúde e da sua família em risco.

Assistência Técnica Autorizada em Florianópolis para Aquecedores a gás

Escrevemos esse artigo com o objetivo de ajudar as pessoas com problemas bem comuns (e muitas vezes simples) em seus aquecedores a gás. Mas talvez o problema do seu aquecedor a gás seja mais complexo que isso e necessite da visita de um técnico especializado.

Para solicitar nossa assistência técnica autorizada é só entrar em contato com a gente clicando no botão abaixo que um dos nossos atendentes ira lhe atender, tirar todas suas dúvidas e marcar uma visita se necessário!

Iniciar Atendimento

Informe os dados abaixo para iniciar-mos seu atendimento.